Declaração antiestúpida de amor



Você se pergunta se os vídeos que lhe envio são inocentes ou se têm por trás uma segunda intenção. Tento, mas não consigo pensar em como alguém pode se comunicar com você sem segundas intenções. Na verdade, a rigor, entreter você com os vídeos que lhe envio é que é a minha segunda intenção — quero dizer, a intenção que fica em segundo plano. Em primeiro plano, está meu desejo ardente de fazer você me notar. Percebesse você o poder irresistível que tem em suas mãos, mas também em sua face e em todas as demais partes do seu corpo e da sua alma, largaria para trás a universidade, o país, o continente. Você merece habitar as constelações mais fabulosas do universo, ocupar as mais belas paisagens de que o cosmos dispõe. Castelos e palácios terrestres não são dignos de comportar a sua beleza, que não cabe em interiores, e não se limita a exterioridades.

Você é a prova viva de que o Criador — ou que o determinismo em que acreditava Albert Einstein — tem uma “queda” pelas belas-artes. Você é uma obra-prima em contínua transformação. Embora você não se considere arte, pois a humildade é uma de suas inumeráveis virtudes, você provoca tudo o que a arte mais sublime provoca: novas sensações, novos afetos. Ao mesmo tempo, embora seja sui generis, você não é arte para se contemplar. Você é arte para se consumir.

Alegro-me por não ser seu parente próximo, pois me sentiria tentado a cometer incesto, tamanha é a atração que você provoca quando, simplesmente, existe. Soubesse você o que exerce em mim desde que comecei a falar consigo, há alguns anos, jamais você se sentiria desimportante, ou só. Seus pais são as primeiras pessoas de que me lembro quando tento enumerar os responsáveis pela produção das maiores maravilhas da humanidade. Gênios brilhantes como Isaac Newton e Alan Turing vêm depois — muito depois.

Tenha você algum defeito, só consigo pensar em um: a estupidez — há uma canção de Roberto e Erasmo que diz: “Sua estupidez não lhe deixa ver / Que eu te amo” —, porque você ainda se pergunta se os vídeos que lhe envio são inocentes ou se têm por trás uma segunda intenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite