Pensamentos sobre o ato da escrita


 

(1) Às vezes, acho que escrever é inútil. Mas confesso que nunca pensei que ler fosse inútil. “Mas, para ler, é preciso que alguém escreva”, dirá-me alguém. Discordo: é também possível ler o que não está escrito — o que é, aliás, uma das coisas mais úteis do mundo.

 

(2) Se não gostas de mim, podes gostar, ao menos, de meu eu lírico. Se não gostas de mim, podes gostar, ao menos, de meu narrador em primeira pessoa. É por essa possibilidade adicional de te atrair a mim que ora escrevo.

 

(3) Perguntam-me se escrever vale a pena. Minha resposta é: hoje em dia, não. Não se usa mais pena para escrever. Mas ainda vale o lápis, a caneta, a tecla do computador.

 

(4) Hoje vi um livro sobre o ato da escrita. Era um calhamaço. Não o li, pois quero aprender a escrever sozinho.

 

(5) Há uma canção da banda Pink Floyd em que Stephen Hawking afirma que a fala permitiu que a humanidade construísse o impossível, e que tudo o que precisamos fazer é assegurarmos que continuemos conversando. Eu apenas acrescentaria que também é preciso garantir que continuemos escrevendo canções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite