Parabéns, eleitor(a) do Bolsonaro


Parabéns, eleitor(a) do Bolsonaro. Você brilhou. A UFRJ corre sérios riscos de parar de funcionar graças a você. Sim, a você. Imagino que você deva estar muito orgulhoso(a) do desmonte da educação, projeto que seu mito tanto prezou e que já é realidade em todo o país. Alguns danos, para a sua alegria, já são irreversíveis. O corte de verbas do ano retrasado, que você chamava de “contingenciamento”, ainda é sentido nos dias de hoje. Interrompeu pesquisas, demitiu funcionários que ganhavam pouco, porque eram terceirizados. E, ainda por cima, veio um novo corte orçamentário para as universidades e institutos federais. Tudo isso com a sua ajuda. Novamente, parabéns a todos os envolvidos.

 

“Ah, mas eu votei no Amoêdo.” É verdade, eu tinha me esquecido disso. O Amoêdo concorreu à presidência não só no primeiro turno, mas também no segundo. É verdade. Mas tenho a certeza de que o Amoêdo faria o mesmo, pois é um liberal, não é? E o que é a educação pública senão uma incômoda despesa do Estado? Então, presumo, você deve estar muito contente. Em vez de o Estado investir em gente militante, em massa de manobra, em parasitas... é bem melhor investir no que realmente importa: alfafa e leite condensado. E, nos itens dessa lista de compras, deputados não podem ficar de fora, não é mesmo?

 

Talvez você seja um professor ou uma professora. Digo isso porque me lembro de vários professores (de escola pública, inclusive) em 2018 com a foto de perfil no Facebook manifestando apoio ao “17”. Você não era um deles? Não se esconda. Quero apenas parabenizar você por sua coerência e sensatez. Você merece um prêmio singular de reconhecimento ao mérito, por ter não só digitado na urna o 17, mas por também ter feito campanha para o mito. Por ter comentado em postagens de gente esquerdista: “Mas e o Lula? E o PT?”. Seu empenho merece ser recompensado.

 

A recompensa virá com o tempo, quando seu filho ou filha quiser entrar em uma universidade pública e esta não mais existir. Ou você acha que eu não sei? Você quer acabar com a universidade pública, mas, ao mesmo tempo, você quer ver seu filho ou filha formado(a) em uma boa universidade, para que consiga um bom emprego no futuro. Minto? Corrija-me, se eu estiver errado.

 

Daqui a alguns meses, quando você for chamado(a) a tomar uma vacina produzida por uma universidade pública, como a vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pela UFMG, você a negará? Tenho a convicção de que não a negará. Você não é contra a ciência, só contra a balbúrdia, não é? Só contra os cientistas dizerem que o que você compartilha no WhatsApp é falso, sendo que é o que você acredita e que sabe que é verdadeiro, porque uma conhecida disse que tem um conhecido que testou e funcionou.

 

O mundo precisa de mais pessoas como você. Aliás, os poderosos deste mundo necessitam de gente como você, para que eles possam vender ou transmitir seus produtos, discursos e — pasme! — ideologias. Você é essencial. Vidas bolsonaristas importam. Continue assim. Seja feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite