Um sorriso vale mais que mil palavras



Gosto de anotar os bons trechos que leio, seja para usá-los posteriormente como referência, seja para gravá-los em minha memória. No meu segundo ano do ensino médio, enquanto eu estudava teoria da Semiótica Social, li, em um artigo científico, o seguinte excerto: “Podemos afirmar que o maior instrumento de comunicação das emoções é a face, na qual se encontram fixadas as experiências humanas e, principalmente, aquelas relacionadas com os sentimentos. O sinal da face mais conhecido é o sorriso”. A autoria é das pesquisadoras brasileiras Sônia Pimenta e Cláudia Natividade, ambas da UFMG.

 

Na época, eu desenvolvia um projeto de pesquisa no IFTM que tinha por objetivo compreender como a mulher era retratada na propaganda soviética. Assim, separei esse pequeno trecho em um arquivo para que eu pudesse trabalhá-lo em minhas análises.

 

Hoje, resgato-o para aplicá-lo à foto em que a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Gomes, posou com o presidente Jair Bolsonaro. Os internautas criticaram: ambos estavam sem máscara, em meio a uma visível aglomeração. Isso é grave. Mas, o mais grave, sem dúvidas, é o sorriso de Sandra, fúlgido e vívido — valendo-me de adjetivos pátrios. Esse sorriso da vice-prefeita é típico signo de condescendência e de admiração.

 

Bolsonaro também sorri na foto, mas o que importa? Ele não sabe quem é Sandra Gomes. Simplesmente sorriu para a câmera. Porém, Sandra o conhece muito bem, e sabe exatamente o que ele defende e o que ele faz.

 

Contra o sorriso da vice-prefeita, não adianta nota da prefeitura, que não engana ninguém. De que adianta a prefeitura afirmar que “em todo o evento, a orientação de utilização das máscaras, distanciamento social e higienização das mãos foi rigorosamente seguida por todos os convidados”, se as próprias fotos que Sandra postou comprovam justamente o contrário? Na própria selfie dos dois políticos, consigo contar pelo menos mais três pessoas sem máscara. Em outra foto, vejo várias pessoas muito próximas umas das outras, enquanto Bolsonaro fala qualquer bobagem ao microfone.

 

Sandra Gomes, que ultimamente anda calada nas redes sociais, falou muito com o seu silencioso semblante. Que os contornos de seu sorriso, embora largo, não cheguem ao olvido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite