Patos de Minas precisa de jornalismo investigativo


Vi muitas pessoas acusando os veículos de comunicação patenses de esconderem o caso de Madalena, revelado no último domingo em rede nacional. Supostamente, os jornais da cidade saberiam do caso e não o noticiaram. Acho muito improvável, e gostaria de dizer o porquê. Mas, antes de qualquer coisa, afirmo que meu intuito com isso não é defender a imprensa patense — na realidade, tenho severas críticas a ela —, senão fazer uma breve análise na posição de um leitor e consumidor dessa mídia.

 

Em primeiro lugar, acho improvável que a imprensa de Patos de Minas soubesse do caso porque, grosso modo, não existe jornalismo investigativo na cidade. Sei que o conceito de “jornalismo investigativo” é controverso, pois, a princípio, todo jornalismo é (ou deveria ser) investigativo. Mas me refiro ao que é feito por sites como The Intercept ou Agência Pública. Nunca li, por exemplo, uma matéria patense em que foi dito que uma informação foi obtida mediante a Lei de Acesso à Informação, algo que eu mesmo já fiz.

 

Em segundo lugar, a imprensa de Patos de Minas muitas vezes (senão na maioria das vezes) funciona como um “jornalismo de encomenda”. O sujeito ou a instituição entra em contato, pede para que isso ou aquilo seja noticiado, e assim é feito. Tanto é que, vira e mexe, matérias são publicadas com marcas fortes de subjetividade e de marketing, dizendo que o novo supermercado da cidade é bonito, tem preços baixos etc.

 

Ademais, ainda que algum veículo de notícias patense tivesse alguma informação sobre o caso, acho improvável que a publicasse, não por interesses políticos ou de favoritismo, mas por ausência de provas. Até mesmo os grandes sites de jornalismo investigativo, como os que eu citei anteriormente, só revelam o que pode ser comprovado.

 

Assim, o que o caso de Madalena revela sobre a imprensa patense não é que esta seja interesseira (o que não a impede de ser), senão que ela é pouco investigativa. Patos de Minas precisa de jornalismo investigativo sério. Entretanto, penso que, infelizmente, essa carência não será solucionada tão rápido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite