Quando fevereiro chegou




Em janeiro, chorei a cantei muitas vezes ao som de Geraldo Azevedo: “Quando fevereiro chegar, saudade já não mata a gente”. Costumo reservar o primeiro mês do ano para visitar os amigos e parentes de longe, deixando, para o segundo, o reencontro com os de perto. Não foi diferente este ano. Em janeiro, revi minha tia Beth e meus parentes em Brasília, e, pouco tempo depois, fui a Monte Verde, no sul de Minas Gerais, passar alguns dias com meus amigos Riuvânio e Mônica.

Nas duas viagens, fui só. Minha companhia esperava-me no destino, o qual, por mais certo que parecesse, guardava, em si e em seus caminhos, doses de incerteza. Ao lado de meus conhecidos de longa data, conheci também gente nova: familiares de familiares, amigos de amigos. Aprendi palavras e expressões raras, dicionarizadas e não dicionarizadas. Visitei lugares antigos e construí memórias que logo se envelhecerão.

E, em meio a idas e vindas de ônibus, eu pensava em Fevereiros: um recente filme que retrata a vitória de minha linda Mangueira em 2016, cujo enredo homenageou Maria Bethânia. Há muito eu queria assistir ao registro. Mas nunca havia achado ocasião propícia para tal. E, com relutância, parecia-me que tampouco conseguiria achá-la em janeiro.

Fevereiro começou com Fevereiros. Foi um bom começo. E em dia dois, festa no mar e no interior também, com as comemorações a Iemanjá e o aniversário de uma grande amiga minha, que em realidade começou no dia um, mas que se estendeu pelas horas da madrugada do dia seguinte.

Despedi-me das férias ontem. Com meus colegas e amigos, realizamos uma espécie de tarde francesa, na qual escutamos músicas de Piaf, Trenet e outros, enquanto jogávamos algo de tabuleiro.

Minhas aulas começaram hoje. Participei de uma peça teatral, na qual fiz papel de calouro. Lembrei-me de meu primeiro ano no ensino médio (já estou no último). Foi assim, em um doce fevereiro, que conheci tantas e tantas pessoas, que, na época, eram distantes. Hoje, são próximas. Caso eu siga com minha tradição, far-lhes-ei visita no próximo janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite