Resistencia, sem acento



Estou na província do Chaco, na Argentina. Cheguei ontem, após uma longa viagem que, em realidade, teve início em minha cidade natal, Patos de Minas. Tomei um voo para Buenos Aires, desde Uberlândia, com conexão em Guarulhos. A verdade é que eu não sabia quantificar a distância que separava as capitais argentina e chaqueña. Somente o soube poucos dias antes de vir e, quando tive consciência de que seriam quase mil quilômetros a serem percorridos de ônibus, pensei que o percurso exigiria de mim uma inegável resistência psicológica, e, sobretudo, física.

Mas equivoquei-me – por sorte. A viagem foi muito cômoda. Partindo do terminal rodoviário portenho, saí ao fim da tarde, por volta das 19h15 – aqui o período vespertino é maior. No segundo piso do luxuoso veículo, acomodei-me em uma confortável poltrona. Assisti a Aladdin, que há muito tempo desejava ver. Servi-me com generosa alimentação e dormi por quase todo o trajeto. Cheguei a Resistencia de manhã, a cidade das esculturas.

O nome do município não é fortuito, senão histórico. De acordo com a teoria etimológica mais difundida, frente às terríveis invasões dos colonizadores na região em épocas passadas, os aborígenes somavam forças sem hesitar, formando resistência ao que lhes ameaçava tirar seus direitos.

Sem embargo, vejo que talvez eu esteja a encontrar aqui, neste lugar em que a pobreza está expressa em grandes números, o que falta aos povos de muitas terras brasileiras ameaçadas por autoridades: a capacidade e, principalmente, a vontade de resistir àqueles que os reprimem. Já em meu primeiro dia tive contato com um representante indígena local. Infelizmente, percebo que vários sindicatos do Brasil quase nada fazem de resistência simplesmente porque lhes falta quem queira somar à luta. Uma lástima.

Não obstante, aproveito que estou escrevendo sobre este tema para informar que a canção “Rainha da balbúrdia”, da maravilhosa cantora nordestina Daniela Mercury, ganhou mui recentemente versão em videoclipe. Seguem alguns versos: “O meu canto é de fé em nós/Minha força é a nossa voz/É a resistência, arte é resistência”. Recomendo assisti-lo. No más.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite