Livros para eletroencefalograma



Meu amigo comentou comigo que irá fazer um eletroencefalograma na tarde de hoje. Não sei do que se trata. Sem empecilhos, ele perguntou-me se eu conhecia algum método eficiente para dormir. Informou-me que seria preciso que estivesse entregue ao sono de forma espontânea no exame.

Refleti um pouco. Recomendei-lhe ler algum livro momentos antes. “Mas contraindico Agatha Christie e Dan Brown”. Senti-me como se estivesse a prescrever alguma medicação. “Escolha uma obra que não seja muito emocionante; quanto mais enfadonha, melhor”.

“Vou levar um dicionário, então” – brincou; mas, como me senti ofendido com a frase, despedi-me e fui embora. Ora, se eu levasse um Houaiss comigo para a cama, certamente teria sonhos eróticos.

Mas, seguindo o passo, enquanto eu caminhava para casa, fui pensando em quais livros eu levaria a um eletroencefalograma, se nele precisasse dormir. O primeiro que me veio à mente foi uma recente obra de um pensador contemporâneo sobre redes sociais e porcos-espinhos, a qual não cito nominalmente por não ser de domínio público.

Outro livro que eu levaria com gosto é O príncipe, de Maquiavel. Caso não me fosse permitido lê-lo durante o exame, eu pediria para, então, poder ao menos avistar sua capa, ao longe. Acredito que já seria suficiente para mergulhar-me em profundo sonho.

Eu ainda poderia levar comigo um livro de física que tenho, se não houvesse problema em se ter pesadelos. Ou, quem sabe, uma biografia mal escrita de alguém desinteressante. E, agora que estou a escrever, imagino que as últimas obras de certa saga americana sobre dois tigres místicos também dariam conta do recado.

Enfim, são numerosos os livros que me serviriam de sonífero. Não obstante, antes de encerrar a crônica, faço nota ao leitor: nem toda obra enfadonha é ruim. Reconheço que O príncipe é, de fato, uma maravilha. Mas uma maravilha que causa sono. E você, leitor: qual livro levaria a um eletroencefalograma?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite