Válvula de escape



Creio que seja característica humana a dificuldade de se produzir bons resultados em determinadas áreas do saber. E tais dificuldades frequentemente levam a desgastes. O dicionário Aulete traz dois significados de “desgaste” de que gosto muito: um deles é a “deterioração material determinada pelo uso ou funcionamento”, e o outro é o “dispêndio de energia psíquica”. Enquanto tão somente a primeira definição recai sobre as máquinas, sobre o ser humano recaem ambas.

Minha dificuldade do momento é compreender os conhecimentos teóricos e práticos que envolvem a automação industrial. Eu, que me identifico mais com as letras do que com os números, encontrei dificuldade quando essas passaram a limitar-se apenas a nomes de etiquetas em um programa de simulação.

Por sorte, os afixos dos substantivos que nomeiam componentes pneumáticos são-me de grande ajuda. Os adjetivos que acompanham as válvulas são pragmáticos: “unidirecional”, “temporizadora”, “alternadora”. Isso me auxilia a entender conceitos e definições, mas não me agrega à parte simulada. E aí é que mora o problema.

Parece-me, contudo, que simulações não me são difíceis apenas em automação; em verdade, creio que em muitas mais coisas na vida. Mas em definições diferentes. Destaco duas acepções do Aulete para esse vocábulo: “representação do funcionamento de um sistema [...] para treinamento [...]” e “ato de fazer parecer verdadeiro aquilo que não é”.

Em meio a tantas e distintas simulações, assim como Lenine, “eu finjo ter paciência”. Procuro distrair-me. Gal tem me dado um conselho insistente: “Enquanto eles se batem, dê um rolé” – sei que leitores atentos arquearam sobrancelhas ao verem o acento agudo. Não me permito importar-me com isso.

O feriado veio-me em boa hora. O Balaio de Arte e Cultura também. Às noites, distraio-me. Às tardes, acompanho o Estúdio i e o podcast do professor Pasquale. Busco alívios, procuro escapes. Em automação, a válvula de escape é aquela que permite que o fluido saia do sistema, quando a pressão interna é muito alta e ultrapassa o nível de segurança. Na vida, a válvula de escape desempenha quase a mesma função.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite