Meu cais


“Cais”, composição de Milton Nascimento, é uma de minhas músicas preferidas. Ela é majestosa e pequenina. Singela e monumental. “Cais”, para o dicionário Aulete, é, em um porto, o “lugar no qual um navio atraca para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias”. Não obstante, nos versos de “Bituca”, um cais, quase paradoxalmente, pode ser inventado “para quem quer se soltar”.

Pois, soltando-me das linhas de Milton, encontro na voz de Gal uma conexão: “Passagem nessa vida passageira... para uma vida ainda passageira. O sonho é ter tudo dissolvido: o corpo, a mente, a fonte da lembrança. Enfim, ponto final na esperança: somente as ondas soltas no oceano” – composição de Gil. A efemeridade da vida, a transitoriedade das coisas: talvez sejam esses os elementos comuns às duas canções.

“Eu queria ser feliz... Invento o mar, invento em mim o sonhador!”, sussurra Nascimento. Não tenho certeza se sou feliz. Sei que, às vezes, sou. Ou melhor, “estou”. Mas, à semelhança do eu lírico da música, gosto de inventar em mim o que não me define em essência. Ao exemplo do ato de sonhar. Não sou pescador nem sonhador; entretanto, quando escuto Milton e Caymmi, passo a sonhar e a pescar.

E quem pesca e quem sonha precisa soltar-se. E “eu sei a dor de me lançar”. Em meu caso, tal dor é ligeira e também inventada por mim. Apóstolos mártires tiverem mais duras penas do que eu ao serem pescadores e sonhadores. Mesmo assim, creio que tinham eles os seus cais.

Meu cais é meu coração. Não falo de meu órgão, claro, senão do centro de minhas emoções. E meu mar e oceano é o que piso à minha volta. E meu “saveiro pronto pra partir” é minha alma... “Não mais o esperma e o óvulo da morte”, canta Gal. “Minha jangada vai sair pro mar”, cantou Caymmi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite