Cartas privadas



O filósofo Luiz Felipe Pondé gosta de ressaltar que a economia é uma ciência triste. Concordo. E acrescento: a respeito da brasileira, entristeço-me toda vez que procuro inteirar-me sobre seus últimos fatos. Hoje mesmo li que o Governo anunciou seu desejo de privatizar dezessete estatais. Entre elas, os Correios.

Ora, eu, como amante de escrever cartas à mão, jamais seria a favor da privatização de tão importante estatal brasileira, a qual encerrou 2018 com lucros líquidos de R$161 milhões. Confesso que já escrevi cartas a Uberaba, Monte Verde e Patos de Minas, e nem sequer uma delas foi desencaminhada ou entregue em data mui posterior à prevista. Também enviei envelopes a Uberlândia e a Santa Maria, encaminhei livros a Brasília; nada foi extraviado.

E, de forma semelhante, adquiri xicacas e utilidades: foram-me trazidas pelos Correios. Um catecismo, um violoncelo, um estilógrafo: tudo isso me veio por intermédio da referida estatal. E cartas escritas à mão.

Para escrever esta crônica, abri minha caixa de recordações. Li alguns trechos de textos que recebi: “No ano passado fiz um trabalho com alunos e enviamos cartas em espanhol para uma colega da turma que havia ido fazer intercâmbio nos Estados Unidos”. Reconheci a caligrafia: letra da Márcia. “Cada estação tem seu tempo” – palavras sábias da Cláudia.

Enxuguei gotas que começavam a rolar em meu rosto. Dei prosseguimento a minha leitura. “Gosto muito de escrever cartas, receber cartões, é muito gratificante” – escreveu-me Míriam, aparentando grande alegria. “Você conseguiu decifrar minha letra?” – sussurrou-me Mônica, em traços não muito constantes.

Após algum tempo, debaixo de várias missivas, achei a primeira carta que recebi pelos Correios em minha vida. “Brasília, 16 de novembro de 2008” – eu tinha apenas cinco anos. “Fiquei feliz ao receber sua carta, foi muito bom mesmo, espero poder continuar correspondendo com você, pois este é um valor que vem se perdendo”. O texto era uma resposta. Lembrei-me de que, antes de eu recebê-la, escrevi. Caligrafia da tia Beth.

Percebi que, assim como minhas crônicas, a grande maioria das cartas de minha caixa de recordações vale-se da metalinguagem; pensei então que a maioria das cartas manuscritas que existem também é metalinguística. E sorri. Cantarolei: “Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou com uma carta na mão, ante surpresa tão rude, nem sei como pude chegar ao portão” – composição de Cícero Nunes e Aldo Cabral.

Ora, a surpresa rude de hoje foi a notícia de privatização dos Correios. Bem sei que, mui provavelmente, o filósofo Pondé, o qual foi citado no primeiro parágrafo, posiciona-se a favor da desestatização; e que, além disso, possivelmente usará seu argumento de que a economia é uma ciência triste a seu favor.

Mas não posso ficar quieto. Silêncio pode assumir significado de consentimento. Não quero que os Correios deixem de ser uma empresa lucrativa do Estado brasileiro. Sei que a maioria de minhas linhas foi puramente emocional; afinal, sou apenas um escritor de missivas. Não obstante, defendo que minhas cartas, tão privadas, continuem sendo enviadas de forma pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite