Bodum


Em um dia desses, estava eu a assistir a um programa de televisão em que o desafio era formar o maior número de palavras em determinado tempo, dispondo-se de apenas algumas letras. Por um momento, tive a atenção prendida quando a participante desafiada formou uma palavra que eu desconhecia o significado; em verdade, nunca a havia lido ou ouvido em qualquer cena de minha vida, se a memória não me enganava.

Mesmo assim, logo a memória enganou-me e esqueci-me completamente da palavra; tive diversas vezes fortes ímpetos de conferir sua definição em um dicionário; todavia, não me vinha à mente sequer as letras utilizadas pela participante. Mas, semana passada, enquanto passei próximo a um terreiro, recordei-me do vocábulo: “bodum”.

“Bodum” fez-me imaginar um líquido de cor escura, armazenado em um frasco de vidro em uma prateleira de madeira, que por sua vez ficava em uma dispensa ou porão de uma casa meio esotérica. O morador da residência, talvez um satanista ou terapeuta holístico, passava bodum nas pernas de seus filhos quando estas eram machucadas. Algo semelhante a molhar com preparado de álcool e arnica as feridas.

“Bodum” também poderia ser o nome de algum espírito de crença distante da minha. Pessoas ofertariam flores a Bodum – assim sendo, o substantivo deveria ser grafado com letra inicial maiúscula. Rezariam novenas a Bodum. Alguns, talvez, até afirmariam ter o poder de comunicar com Bodum ou encarná-lo.

Ah, mas isso se “bodum” não fosse uma dança de origem africana. Povos dançariam bodum. Brasileiros, amantes de bailá-lo, fariam paródias: “O bodum da minha terra deixa a gente mole! Quando se dança, todo mundo bole” – e competiriam se o bodum daqui ou o bodum de lá tinha o melhor gingado. Seria divertidíssimo! Talvez, se fosse esse mesmo o significado da palavra, inscrever-me-ia assim que possível a uma aula de bodum, caso existisse alguma em minha cidade.

Foi um longo percurso dos arredores do terreiro até minha casa; confesso que ocorreu-me mais quatro ou cinco ideias de significações durante o trajeto além das aqui relatadas. E quando, finalmente, tomei um dicionário a fim de achar a definição da palavra que forma rima com “futum”, resolvi, logo depois, defenestrá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova

Miniconto

Compilação de pensamentos sobre aquela noite